7 Benefícios de Robótica para crianças pequenas

Na era tecnológica que vivemos, a robótica vem sendo uma grande aliada na educação das crianças. O curso de Robótica desenvolve a criatividade, o raciocínio lógico, analítico e crítico. Dentre os vários benefícios do ensino da Robótica, podemos destacar: maior sociabilização, o estímulo do pensamento cognitivo, criação de hábitos (hábito de executar tarefas), maior capacidade de concentração nas atividades diárias, organização e senso de coletividade estimulado. 

É muito importante que as crianças tenham acesso às informações e com a robótica os pequenos se divertem enquanto aprendem, tudo isso por meio de aulas instigantes e interativas. Confira os 7 benefícios para as crianças.

 

Raciocínio lógico 

Talvez essa seja a melhor razão para matricular o seu filho em um curso de robótica. A lógica consiste na habilidade de organizar o pensamento para chegar a uma conclusão ou resolver um determinado problema. Quando a criança aprende com as metodologias proporcionadas pela educação tecnológica, ela consegue desenvolver qualquer atividade com autonomia e rapidez.

 

Socialização

Você sabia que algumas crianças têm receio de socializar com as outras? Isso na maioria das vezes pode ser um problema com a escola e não com a criança, acontece que algumas metodologias são muito rigorosas e não dão para os pequenos a liberdade que eles precisam. No curso de robótica isso não é um problema, a metodologia costuma ser desenvolvida em grupos, assim todos interagem entre si e atingem o mesmo objetivo, juntos. 

Eles conversam, se ouvem e se ajudam a expor ideias em prol da resolução das tarefas, assim a socialização é exercitada.   

 

Estímulo do pensamento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo é certamente uma das mais importantes capacidades que as crianças podem desenvolver. É através dela que estimulamos o processamento de informações, visão de mundo, posicionamento e aprendizagem. 

A robótica para crianças proporciona um estímulo completo do campo cognitivo e ajuda no desenvolvimento de diversas habilidades que serão úteis no futuro dos jovens.  

 

Criação de hábitos

A execução de tarefas na robótica é diária, as crianças aprendem através da criação de hábitos, automatização de processos e pela repetição. Isso é fundamental para o dia a dia delas, pois se cria o hábito de executar tarefas, e por mais simples que sejam, elas se sentem responsáveis. 

 

Capacidade de concentração

Para executar as atividades é preciso concentração, atenção e persistência. Se não houver ligação entre as iniciativas necessárias para a resolução de um problema, as crianças ficarão perdidas e não terão um bom rendimento. Esse aspecto mostra como a robótica o auxilia na capacidade de concentração. 

 

Organização 

Cada ação deve ser organizada conforme a hierarquia, a organização dos processos é necessária para que não fique nada para trás. Sendo assim, a robótica para crianças também ajuda a desenvolver o senso de organização, e este é um trabalho que deve ser feito em equipe, logo, todos desenvolvem responsabilidades e poderão levar esse aprendizado para a vida.  

 

Criatividade  

A robótica propõe desafios que estimulam bastante a criatividade, os alunos saem da zona de conforto e pensam em soluções práticas e eficientes para resolverem uma demanda o mais rápido possível. Atualmente, ser uma pessoa criativa é essencial para mostrar um diferencial no mercado profissional. Ter ideias boas é muito importante para novas soluções e inovações. 

 

Gostou? Pois é, a robótica é mesmo uma grande aliada na vida das crianças, matricule seu filho no Curso de Robótica da Ensina Mais e proporcione a ele todos os benefícios mencionados acima.