Professora usa limeriques no projeto de recuperação escolar de alunos

Para ajudar os seus alunos do quarto ano do ensino fundamental que ficaram de recuperação, a professora Milene Pinheiro, que leciona na Unidade Municipal de Ensino João Ramalho, de Cubatão (SP), criou a Oficina de Limeriques em março de 2012, um projeto de recuperação escolar de alunos com dificuldade de aprendizagem.

Os limeriques são poemas de cinco versos, que repetem a mesma rima na primeira, na segunda e na quinta linhas, e a mesma rima na terceira e na quarta linhas. Esse tipo de poesia, difundida, no Brasil, pela escritora russa Tatiana Belink [1919-2013], foi a solução encontrada pela professora para sanar as dificuldades de aprendizagem de seus alunos em um projeto de recuperação escolar. “Eles foram aprendendo esse estilo de escrever, engraçado, rimado e, ao mesmo tempo, desafiador, por exigir controle das palavras de cada verso, com contagem de sílabas poéticas”, diz a professora.

Milena também inscreveu os alunos de duas turmas em um concurso regional de poesia. Para finalizar o projeto, foi organizado um sarau na escola, com direito a leitura de poesias autorais e de outros escritores, como Edward Lear [1812-1888] e Viviane Veiga Távora, idealizadora do Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques.

Professor, que tal ensinar a escrita do limerique aos seus alunos? Aproveite a oportunidade e planeje uma aula dedicada à leitura e à divulgação de todos os poemas no mural da escola. Será um sucesso!

Fonte: Ministério da Educação