Robótica educacional para crianças: entenda o que é e como implementar.

A robótica educacional é uma das áreas de ensino que está ganhando cada vez mais espaço nas salas de aula em todo o mundo. Por meio dela, crianças e jovens conseguem ter a oportunidade de conhecer mais sobre tecnologia, design, inovação e engenharia de maneira interativa.

Ao apresentar seus filhos à robótica, você pode ajudá-los a desenvolver habilidades ligadas ao pensamento crítico, ao raciocínio lógico, à resolução de problemas e também ao trabalho em equipe. Para esclarecer mais sobre como a robótica é importante para as crianças, desenvolvemos um artigo completo sobre esse assunto. Então, siga com a leitura e confira nosso post!

O que é a robótica educacional?

Entender o que é robótica educacional é um ponto importante. Ela é uma das áreas de conhecimento que utiliza a tecnologia para explicar diversos conceitos importantes como ciências, matemática, programação e engenharia.

Nesse caso, os robôs são utilizados para atrair o interesse das crianças a fim de desenvolver suas habilidades cognitivas e também a criatividade. Portanto, o objetivo da robótica educacional é promover o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe através do uso de instrumentos tecnológicos.

Essa experiência também ajuda as crianças a acompanhar as novidades tecnológicas e contribui para que elas façam um bom uso dos recursos disponíveis. Assim, elas conseguem ver conceitos da matemática ou das ciências sendo aplicados na prática, gerando ainda mais interesse e envolvimento.

Como funciona a robótica educacional?

A robótica educacional é uma ótima opção para melhorar a qualidade de ensino dos seus filhos. Porém, ela precisa ser bem planejada para conseguir oferecer avanços no aprendizado e garantir que os pequenos estejam preparados para o futuro, que é cada vez mais tecnológico.

Nesse sentido, procure por instituições com professores treinados para ensinar os alunos com robótica educacional. Além disso, o funcionamento desse tipo de solução depende de uma infraestrutura adequada. É necessário ter os kits com materiais para que os estudantes aprendam na prática.

Ainda é relevante que a instituição de ensino conte com sala de aula de robótica educacional e laboratórios próprios e atrativos para instigar as crianças e gerar motivação. Todos esses fatores vão assegurar o bom funcionamento da robótica educacional.

Quais são as principais vantagens da utilização da robótica educacional?

O uso da robótica educacional pode auxiliar no aprendizado de diversas maneiras, potencializando o desenvolvimento das crianças e proporcionando diversas vantagens. Para que você entenda melhor os benefícios, destacamos vários deles a seguir. Confira!

Melhora o raciocínio

Uma das habilidades importantes que as crianças podem demandar no futuro é um bom raciocínio lógico. Esse tipo de aptidão é relevante para conseguir identificar potenciais dificuldades e encontrar soluções para problemas, por exemplo.

Ao escolher uma escola em que a robótica educacional é utilizada, você está oferecendo ao seu filho a possibilidade de melhorar essa habilidade e ter uma melhor preparação para o futuro.

Isso porque o ensino acontece de maneira prática, ajudando a pensar de maneira lógica para resolver problemas que podem surgir durante o desenvolvimento das atividades. Assim, há um ganho bem claro com relação à capacidade de raciocinar.

Torna a aprendizagem mais atrativa

Outro desafio na formação é a de atrair a atenção das crianças para que realmente consigam absorver os conteúdos e desenvolver as habilidades que serão necessárias para o futuro.

Nesse sentido, o uso da robótica educacional também representa um atrativo e tanto. Por exemplo, matérias mais práticas e aplicadas, como é o caso, tendem a chamar mais a atenção das crianças.

Além disso, essa metodologia tende a colocá-los no centro do aprendizado, uma vez que terão que elaborar os projetos. Assim, os professores exercem o papel de mediar o avanço e ajudar em possíveis dificuldades.

Incentiva o trabalho em equipe

Outra habilidade que pode ser importante para o futuro das crianças também tem potencial para ser desenvolvida por meio da robótica educacional. Por exemplo, é possível que na metodologia escolar sejam criados grupos para desenvolver os projetos de robótica.

Assim, as crianças começam a aprender como trabalhar em conjunto com os demais colegas para alcançar um objetivo em específico. Isso é uma situação muito comum na vida adulta e é importante que seja desenvolvida desde cedo.

Como você pode ver, a robótica educacional representa uma ótima forma de aprender conteúdos específicos e também de desenvolver habilidades em seus filhos. Agora, compreender como ela é aplicada na escola pode ser uma boa opção para saber mais sobre o assunto.

Como implementar a robótica educacional nas escolas?

Agora que você já sabe como a robótica pode contribuir para o desenvolvimento dos seus filhos, é hora de entender como deixá-los em contato com esse tipo de conhecimento. Veja, a seguir, quais os principais passos para explorar os benefícios da robótica educacional no desenvolvimento das crianças.

Determine objetivos educacionais desse projeto

Antes de seguir para qualquer estratégia de aprendizado, é importante delimitar quais são os objetivos desse tipo de atividade. Assim, você consegue identificar as próximas etapas necessárias.

Caso o seu filho tenha dificuldade com matemática, por exemplo, vale a pena escolher um curso de robótica que traga esses elementos de maneira lúdica e divertida. Por isso, é interessante identificar quais as necessidades da criança antes de seguir com a inclusão de uma nova atividade em sua rotina.

Escolha atividades ligadas à faixa etária correta

Outro cuidado importante se refere à escolha de atividades que estão alinhadas à faixa etária dos seus filhos. Para que a experiência com a robótica seja favorável, é importante que a criança tenha acesso a conteúdos e atividades alinhadas com suas capacidades.

Isso significa que, ao escolher um curso de robótica, vale a pena conferir se há segmentações por idade. Assim, as crianças não ficam frustradas ao se defrontarem com a dificuldade dos temas apresentados, assim como não ficam desinteressadas diante de temas mais simples e que elas já dominam. Desse modo, o curso consegue acompanhar todo o desenvolvimento da criança.

Utilize cursos com foco na robótica

Colocar o seu filho em aulas de robótica é uma boa forma de usufruir de todas as vantagens que destacamos anteriormente. Caso a escola dele não trabalhe com esse tipo de metodologia, uma boa opção é incluir no cronograma aulas de apoio.

Encontrar um bom curso de robótica é uma ótima opção para ajudar no desenvolvimento das crianças e potencializar o aprendizado nessa fase tão importante da vida deles.

Viu como é importante investir na robótica educacional como um instrumento de ensino para as crianças? Desse modo, você consegue dar todo o suporte necessário para que seus filhos possam se desenvolver em matemática, programação, eletrônica e mecânica. 

Gostou do conteúdo? A Ensina Mais - Turma da Mônica tem o curso de robótica, clique aqui e conheça tudo sobre ele.