Dicas de estudos para os jovens em casa

A pandemia de COVID-19 mudou os hábitos e a rotina de estudos dos jovens. Com as aulas das escolas suspensas, os estudantes estão focados nos estudos e em acompanhar as aulas de casa. Por isso, para organizar os estudos em casa, reunimos algumas dicas neste post para você estudar e manter o foco. Confira!

Saiba como você funciona

Enquanto você estuda em casa, preste atenção em como se sente e em qual é o seu tempo e ritmo. Dessa forma, é possível entender o que funciona para você ou não. Ter disciplina durante os estudos é algo pessoal e descoberto na prática, então crie os seus rituais e não tente se igualar a ninguém, pois o jeito de estudar muda de uma pessoa para outra.

Estude em um local adequado

Separe uma parte do seu quarto ou um cômodo da casa para ser o espaço de estudos. Ele deve ser adequado para você ter concentração ao estudar, ou seja, claro, limpo e organizado. Além disso, não deve ter muitos estímulos visuais e auditivos, como TV, videogame etc. Porém, você pode se sentir melhor não ficando no mesmo lugar o tempo todo. De qualquer forma, é importante sempre evitar distrações, como as redes sociais, já que grande parte dos estudos acontece on-line.

Crie uma rotina

O ideal é seguir uma rotina parecida com a de quando as atividades eram fora de casa, acordando no horário de costume e seguindo os hábitos, como vestir-se e tomar café da manhã. Depois, acesse as plataformas e materiais que a sua instituição de ensino disponibilizou e siga com as tarefas que seriam feitas em sala, assim como os conteúdos vistos. Faça pequenos intervalos para se movimentar um pouco e comer. Para ajudar, crie um cronograma de estudos, determinando horários para cada disciplina que deve ser estudada.

Use a tecnologia

Em casa, é possível aproveitar outras fontes para acessar mais informações sobre os conteúdos, aumentando o conhecimento e tirando dúvidas. Os estudos pós-aula também podem ser feitos assistindo a filmes e ouvindo podcasts, por exemplo.

Faça anotações

Anotar informações importantes ou dúvidas durante os estudos é muito importante, mesmo que o conteúdo fique disponível após a aula. Essa é uma forma de se apropriar aos poucos dos temas e resumir o que foi visto. Assim, fica mais fácil voltar a uma parte do conteúdo mais para frente. 

Liste as tarefas 

No começo do dia, faça uma lista de tarefas que precisa cumprir nesse dia. Essa é uma técnica para evitar a procrastinação, além de manter o ritmo e o foco nos estudos. Para algumas pessoas, é difícil começar a estudar, por isso é interessante definir algumas tarefas para serem concluídas no dia. Porém, tome cuidado para não estabelecer metas fora da realidade, pois isso pode prejudicar o seu desempenho. 

Cuidado com a postura

Por passar muito tempo sentado na frente do computador, a postura vai ficando mais relaxada, e isso pode atrapalhar o seu rendimento. Então, fique atento para alinhar a coluna e ter uma boa respiração durante os estudos, assim você melhora o seu foco. Para evitar dores nas mãos e pescoço e tensão nas costas, é aconselhável fazer intervalos e aproveitar para mexer o corpo um pouco.

Essas são as nossas dicas para você ter sucesso nos estudos em casa! Acompanhe o blog da Ensina Mais e veja outros posts.

Os benefícios da programação para os jovens

Atividades para fazer em casa no tempo livre