Rotina em casa: qual a importância e como ter uma

Nesse último ano a rotina de todos foi afetada pela necessidade de isolamento social. Pais precisaram adaptar suas casas e rotinas para conseguirem trabalhar em home office e cuidar da educação dos filhos.

Já que as crianças passam o dia todo em casa e por algumas horas do dia estudando ou fazendo atividades que foram passadas pela escola.

Mesmo com essa grande mudança, é fundamental que as crianças tenham uma rotina para que esse processo de aprendizado não seja comprometido, por isso, vamos mostrar qual a importância da rotina para os seus filhos.

A importância da rotina em casa

Para que a criança consiga aprender a viver em sociedade, ela precisa estar ciente que a organização é algo muito importante para que ela possa fazer com as suas obrigações, desempenhar suas atividades e ter momentos para relaxar.

Além da organização, a rotina também está ligada à saúde e ao bem estar, uma vez que as crianças devem se acostumar com o horário de cada refeição, e com a hora certa de descansar e se divertir. 

A fome e o sono são grandes vilões para as crianças durante a sua formação intelectual e psicológica e por isso a rotina é tão importante.

Como estabelecer uma rotina?

Se as crianças forem pequenas, é importante que você se imponha em relação à rotina. Quando o dia começar, acorde as crianças sempre no mesmo horário para que o corpo delas se acostume com um período de tempo de sono.

Mas é bom evitar deixá-las dormir demais ou acordá-las em horários diferentes, pois isso irá gerar uma confusão mental e física.

Outro detalhe é servir as refeições em horários corretos e aos poucos elas irão se adaptar à necessidade de se alimentar no mesmo horário.

As atividades da escola também precisam ser feitas no mesmo horário para que a criança aprenda que aquele momento é de concentração e aprendizado. 

O local escolhido para estudo também interfere na rotina da criança, portanto deixe sempre os materiais no mesmo lugar para ela criar uma associação entre local, hora e atividade.

Ao longo do dia é importante dividir algumas horas de lazer, mas as crianças precisam ter a consciência de que existe um momento específico para brincar ou jogar. Se não houver regulação, elas podem achar que o lazer pode acontecer a qualquer hora do dia, o que prejudica o aprendizado e desenvolvimento.

Vale lembrar que a rotina de todos está sujeita a pequenas alterações e a imprevistos, por isso compreenda quando as crianças fizerem algo que foge da rotina delas. Um dia fora da rotina, não bagunçam todo o processo que está sendo feito.

 

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

Precisa de apoio para os estudos do seu filho? Quer fazer com que ele se destaque? Venha para a Ensina Mais