Inscrições abertas para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Iniciaram-se, no último dia 10, as inscrições para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Poderão participar os alunos do Ensino Fundamental, a partir do 6º ano, e os do Ensino Médio.

Os participantes serão divididos em três níveis: 6º e 7º anos (nível 1), 8º e 9º anos (nível 2) e 1º, 2º e 3º anos no Ensino Médio (nível 3).

Na primeira fase, as questões dos níveis 1, 2 e 3 serão corrigidas nas mesmas escolas onde ocorrerão as provas. A própria OBEMEP enviará os gabaritos oficiais e serão selecionados 5% dos alunos que tiverem melhor desempenho em cada unidade escolar para a participação na segunda fase da Olimpíada, composta por seis questões dissertativas, nas quais os alunos deverão expor os cálculos e raciocínios realizados.

Para auxiliar nas aulas, o Portal da Matemática disponibiliza vídeo-aulas, exercícios interativos e outros materiais com os conteúdos curriculares desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. O site da OBEMEP também disponibiliza exercícios, avaliações anteriores e outros materiais cujos conteúdos serão cobrados nas provas.

Ao todo serão 500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata, 4.500 medalhistas de bronze e 46.200 ganhadores de menção honrosa. Os professores, as escolas participantes e as secretarias de educação dos municípios também receberão prêmios.

As inscrições vão até o dia 21 de março, e deverão ser realizadas no site da competição. A prova da 1ª fase será dia 27 de maio.

Professores, divulguem a olimpíada na sua escola! Vamos prestigiar nossos alunos nota 10!