Novas tendências para aulas de matemática eficazes

Com as recentes pesquisas acerca do modo como as crianças aprendem os conceitos nas aulas de matemática, a avaliação do conhecimento do aluno em relação aos mesmos conceitos se modificou. As diferentes formas de raciocinar sobre um problema que, antes, era considerado um erro, hoje, são levadas em consideração pelo professor e acabam fazendo parte do seu planejamento e das suas intervenções. Com essa mudança, os alunos passam a ter outra visão dessa disciplina, que é tão importante em nossas vidas.

Muitos professores ainda utilizam a metodologia pautada na repetição de exercícios após a exposição dos conceitos, das fórmulas e das regras. Esse modo de conduzir as aulas de matemática teve origem no início do século 20, e é considerado ultrapassado. Hoje, já se sabe que essa não é a melhor opção para o ensino da matemática.

A tendência mais atual para o ensino da matemática é a de colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. O professor atua como um mediador e apresenta, ao aluno, situações-problema para serem resolvidas. O estudante, por sua vez, formula hipóteses para a solução dos problemas de maneira autônoma para que o professor, em seguida, analise cada possibilidade a fim de que o aprendizado seja sistematizado.

Saiba mais sobre esse novo olhar sobre o ensino da matemática, acessando o site Nova Escola.