Um plano de aula de inglês para o treino da leitura

Como começar a ensinar aos meus alunos a lerem textos na aula de inglês? Essa pode ser a dúvida de muitos professores. O segredo para uma boa introdução à leitura em inglês é focar os exercícios em um vocabulário já conhecido, nas palavras cognatas – aquelas que possuem o mesmo radical – e no conhecimento prévio dos alunos. Assim, é possível levar os estudantes a identificarem as informações principais de um texto informativo em apenas quatro aulas.

O material necessário para a aula de inglês são textos informativos que abordem o mesmo tema. É interessante que sejam trabalhados um texto de pouca complexidade, dois ou três de complexidade intermediária e um texto um pouco mais complexo. Os temas, é claro, devem ser de interesse dos alunos.

Confira o passo a passo desse plano de aula:

AULA 1 Na primeira aula, apresente aos alunos um texto curto, com título e imagem. Peça para que tentem deduzir o tema abordado no texto a partir da leitura da imagem. Em seguida, os alunos devem ler o título e depreender, novamente, o tema do texto, sempre anotando as suas ideias. Comente sobre o gênero do texto; neste momento, os estudantes podem registrar o vocabulário e a estrutura que poderão encontrar no texto ao longo da leitura. Por fim, inicie a leitura em voz alta e peça para que os alunos anotem as palavras conhecidas e as ideias que conseguem entender. Após a leitura, apresente, enfim, as demais palavras que eles ainda não dominam. Como tarefa, os alunos podem escrever sobre o que entenderam do texto lido em sala de aula.

AULA 2 – Distribua três textos diferentes e um pouco maiores aos alunos, mas que estejam ligados, tematicamente, ao primeiro. Peça para que os alunos leia os textos, seguindo os mesmos passos da aula anterior. Depois, forme duplas para que cada estudante conte ao seu colega o que entendeu do texto que recebeu.

AULA 3 – Agora que os alunos já estão mais familiarizados com o vocabulário, com a estrutura do texto e com o passo a passo de leitura realizado nas duas primeiras aulas, chegou o momento de eles realizarem a leitura de um texto um pouco maior e mais complexo. Depois que todos tiverem terminado a leitura, diga aos alunos que eles deverão responder a algumas questões de compreensão do texto, que podem ter dificuldade crescente. Esse exercício pode ser realizado em dupla.

Fonte: Nova Escola