mae-e-pai-ensinado-matematica-para-o-filho

É normal que as crianças tenham dificuldade com a subtração quando começam a aprender os conceitos matemáticos e suas contas.

No entanto, ensiná-las essa área da matemática é fundamental e pode ser muito simples quando recursos lúdicos e mais leves são utilizados.

Por isso, nós vamos te mostrar como ensinar subtração para os pequenos pode ser fácil e até divertido, utilizando táticas dinâmicas.

Ensinando subtração com desenhos

Para começar a deixar as crianças familiarizadas com a subtração, a melhor forma é partir para os desenhos!

E é claro que isso já vai chamar a atenção dos pequenos.

O que você deve fazer é desenhar alguma coisa (pode ser até bolinhas) e ir comunicando sobre a subtração. Exemplo: “Aqui eu tenho 5 bolinhas. Se eu der 3 bolinhas para você, com quantas eu vou ficar?”.

Assim, com o desenho você consegue riscar ou apagar a quantidade subtraída, fazendo a criança ver de imediato o resultado.


Ensinando subtração com objetos

A mesma lógica dos desenhos pode ser usada com objetos – e fica ainda mais fácil na prática, literalmente!

Você pode optar por brinquedos e criar as perguntas sobre subtração.

Dessa forma, até mesmo o desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos pode ser aprimorado.

Assim, elas podem interagir com os objetos e criar a percepção de retirá-los da equação para entender os resultados da continha matemática.

Ensinando subtração com uma linha de números

A linha de números é muito divertida e também funciona muito bem para ensinar subtração aos pequenos!

Ela fica semelhante a uma régua – e para aproveitar a facilidade deste método, basta desenhar uma linha de números, de 1 a 10, e começar com as perguntas.

Você pode apontar para o número 10 e questionar à criança quantas laranjas caíram do caminhão de frutas, por exemplo. Escolha um número e aponte para ele também, fazendo, em seguida, uma contagem regressiva até ele.

O resultado ficará visível e a criança associará a regressão à subtração!

Ensinando subtração por meio da família de fatos

O conceito da família de fatos se trata de possibilidades – na verdade, quantas delas são possíveis com uma quantidade estipulada de recursos.

No caso da tática para ensinar subtração, você deve usar cartas que se complementam. Exemplo: se você tiver uma carta com o número 3, uma com o número 7 e uma com o número 10, já são possíveis algumas possibilidades.

São elas: 3 + 7 = 10

10 - 3 = 7

10 - 7 = 3

7 + 3 = 10

A intenção aqui é fazer a criança trabalhar as possibilidades, fazendo com que o seu cérebro comece a associar os números e os resultados das equações.

A verdade é que quanto mais o aprendizado foi praticado de uma forma divertida, sem ser rígida demais ou com pouca criatividade, mais os pequenos se interessam e demonstram melhor aptidão para novos conhecimentos.