Geração Alpha: conheça as características da geração do seu filho

A geração das crianças nascidas a partir de 2010 é chamada geração Alpha, filhos da geração Millennials, que já fazem parte de um mundo tecnológico desde o começo da vida. Não existe a separação entre a vida real e a digital para a geração Alpha, por isso há novas formas de relação, aprendizado e de experimentar o mundo. Seu filho ou sua filha são dessa geração? Veja as características de quem faz parte desse grupo!

Influência da tecnologia 

Até o momento, a geração Alpha é a mais influenciada pela tecnologia, e tudo está conectado à internet. Em 2010, o lançamento do primeiro iPad marcou o início da interação das crianças com a tecnologia. Praticamente desde que elas nasceram, sabem falar com um assistente de voz ou navegar facilmente pela web, às vezes com mais facilidade do que os adultos. 

Pais mais velhos 

Normalmente, as crianças da geração Alpha são filhos de pais mais velhos e de famílias menores. Por causa da rotina mais corrida e cheia, é essencial aproveitar cada momento juntos, por isso as relações de troca entre pais e filhos estão mais fortes. Os filhos dessa geração valorizam mais as experiências do que os objetos. Os momentos em família reforçam o vínculo afetivo, importante para o desenvolvimento emocional das crianças.

Crianças atentas

Os Alphas são crianças atentas e observadoras. É comum ouvir falar que são a geração mais inteligente de todas por estarem inseridas em ambientes em que recebem estímulos, como informações visuais, sonoras e interativas por meio das múltiplas telas, constantemente em qualquer hora e lugar. Por isso, algumas habilidades podem ser desenvolvidas de forma acelerada, como realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo e estar conectado em diferentes assuntos. Por outro lado, outras capacidades podem ser prejudicadas, como a concentração e a paciência. 

Vida sem barreiras

Essa geração não vê mais os dispositivos digitais como ferramentas auxiliares, mas como algo que se integra à vida delas, em que é impossível imaginar um mundo sem tecnologia. Outra mudança de visão é sobre a igualdade, já que cada vez menos barreiras são vistas entre as pessoas. Para eles, ser diferente é normal, não há mais separações como “coisas de menino” e “coisas de menina” e outros estereótipos. 

Educação diferenciada

Por terem as respostas para qualquer pergunta por meio do Google, é um desafio para as famílias saber qual a melhor maneira de educá-los enquanto ocorrem tantas transformações. As crianças dessa geração adquirem conhecimento por meio da experiência prática, e as escolas devem oferecer ambientes com esse tipo de aprendizagem. 

Por terem mais contato com tecnologias muito avançadas de inteligência artifical, é importante incentivar o pensamento crítico e desenvolver a habilidade de resolução de problemas, de forma que essas crianças compreendam e transformem uma realidade complexa com mais facilidade. Eles devem trazer o diferencial humano para o mundo. 

Por isso, algumas habilidades se tornarão cada vez mais valiosas, como a criatividade, a empatia e a inteligência socioemocional, e devem ser estimuladas desde cedo nas crianças da geração Alpha. Seu filho ou sua filha poderão construir um futuro que nenhuma outra geração conseguiu imaginar, a partir do melhor delas mesmas. 

Saiba mais sobre o desenvolvimento e o aprendizado das crianças no nosso blog:

6 coisas que não podem faltar no aprendizado das crianças

Dicas importantes para preparar seu filho para o futuro

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!