mae-ensinado-filha-matematica

Os pais são importantíssimos no aprendizado das crianças tanto quanto a escola. 

Por isso, é essencial que eles saibam as maneiras de incentivar o aprendizado e facilitar as dificuldades escolares, principalmente com a matemática.

E quando falamos de matemática, a multiplicação se torna uma das grandes dificuldades dos pequenos, até desmotivando as crianças a aprenderem os macetes para aprender.

Então, que tal vir com a gente aprender a ensinar multiplicação sem estresse e de forma leve e lúdica para as crianças?

Explique a multiplicação com o uso de tabelas

As tabelas são muito atrativas, principalmente se for possível usar cores nelas!

Então, para ensinar multiplicação você pode apostar no recurso visual e interativo das tabelas.

Isso vai ajudar as crianças a seguirem as linhas e colunas até encontrar o resultado das equações de multiplicação, fortalecendo também a memorização dos números obtidos.

Explique a multiplicação como uma adição estendida

Quando as equações de adição são formadas, elas dão o resultado imediatamente.

E para ensinar multiplicação sem complicação, basta explicar aos pequenos que ela é uma adição estendida, um pouco maior.

Exemplo: se 2 + 2 + 2 é igual a 6, 2 x 3 também será igual a 6, pois é como se o 2 fosse repetido 3 vezes para ser somado um ao outro.

Ao visualizar o resultado dessa forma, com os sinais de adição (+) e igual (=), a criança consegue se familiarizar melhor com a equação. Assim, o resultado fica muito mais claro e rápido em seu raciocínio.

Explique a multiplicação com o uso de objetos

Quando chega a fase de aprender multiplicação na vida escolar, fica evidente que aprender as equações de adição já foi algo conquistado.

Então, por meio de objetos você pode mostrar os resultados de uma multiplicação, que se assemelham aos processos de juntar coisas iguais e contar quantas tem ao todo.

Você pode usar materiais escolares, utensílios domésticos e até alimentos secos, como feijão e macarrão.

Separando os itens por grupos e quantidades, fica mais fácil entender o resultado final, já que a criança poderá mexer com o que está diante dela.

Como tornar a multiplicação mais simples para o raciocínio lógico das crianças

Nenhuma criança aprende na base da força ou sob pressão, muito pelo contrário: isso pode prejudicar grandemente o aprendizado.

Então, é importante que a criança tenha apoio e seja encorajada a explorar as possibilidades da matemática, entendendo que errar faz parte e que a desistência não é uma opção.

Além disso, é essencial que as brincadeiras e as atividades tentem ser incorporadas durante o processo de aprendizagem, prendendo mais a atenção dos pequenos e evitando estresse e ansiedade desnecessários.

Outra forma muito interessante de ensinar multiplicação sem complicação é mudar a forma de abordar a multiplicação.

Em vez de perguntar "5 vezes 3", você pode perguntar "5 multiplicado por 3", assim a criança vai entender que é mais simples pegar o número 5 e escrevê-lo 3 vezes, tendo o resultado final.

O jeito que a matemática é abordada faz toda a diferença. Como você costuma trabalhar a sua comunicação?

Esperamos que este artigo te ajude a ensinar a multiplicação com mais facilidade para os pequenos.